yogaterapia com amor.

domingo, 5 de abril de 2009

Nos dias de hoje, em que o consumismo faz parte de nossas vidas, até mesmo o yoga passa a ser reduzido apenas a mais um objeto de consumo. Recentemente, li um anúncio em uma revista de Yoga americana que dizia: "Yoga para atletas - sem canto do mantras, sem sânscrito e sem granola." Não há dúvida de que o Yoga facilita a prática de esportes, mas a questão vital é se a prática limitada apenas as posturas (ásanas), divorciada das raízes, tradição e contexto do Yoga, deveria ser chamada de Yoga.
Para responder esta questão, é fundamental definir os princípios essenciais do Yoga. Em português a palavra Yoga tem 4 letras. Do ponto de vista da Yoga Integrativa, Yoga tem quatro pilares ou princípios fundamentais, analogamente sendo representados por cada uma de suas letras. Para usar a palavra Yoga, todos esses princípios deveriam estar presentes. Os 4 pilares são:

1. Yoga Darshana - Esta é a visão do yoga que é apresentada na sua forma mais clara e suscinta nos Yogas Sutras de Patanjali, cuja essência poderia ser resumida da seguinte maneira:
. Segundo o yoga, a felicidade que as pessoas normalmente buscam externamente só pode ser encontrada dentro de nós mesmos. Há um Ser interior que é a fonte de felicidade, aguardando para ser descoberto.
. Nossa personalidade é útil para administrar nosso dia-a-dia, e por esta razão, deve ser honrada e respeitada. Todavia, este ser cotidiano precisa ser guiado e inspirado pelo Ser Real, o Espírito.
. A descoberta do Ser Real precisa de prática e compromisso, não porque esse Ser esteja distante de nós, mas por causa dos condicionamentos que obscurecem o Ser espiritual que já somos, causando confusão e sofrimento. Yoga nos ensina como eliminar tudo aquilo que não somos, para que aquilo que realmente somos seja revelado.
. Yoga é a experiência direta do Ser Real, Infinito, Ilimitado e Completo em si mesmo. Essa experiência vai além de filosofias, deixando nosso dia-a-dia com mais luz, paz e felicidade.

2. Yoga Marga - É o caminho do Yoga como um processo de transformação que abrange todos os aspectos da pessoa. Yoga é a uma escola de vida em que usamos a prática formal de Yoga e nossas experiências no mundo para adquirir o auto-conhecimento. Sob a perspectiva do Yoga, o enfoque primário da vida é o processo de transformação interior, e não um processo de enobrecimento do eu pessoal com suas conquistas e competições no mundo.
Essa jornada da alma na busca de sua própria natureza requer o uso de todo nosso potencial, porque traz para a superfície todas nossas crenças sobre nós mesmos e sobre a vida. Ao longo deste processo, a personalidade vai sendo totalmente transformada em um veículo do Espírito. Esse processo, que deveria ser gradual, exige os seguintes ingredientes:
. Uma tomada de consci6encia cada vez mais abrangente, onde nos mantemos como testemunhas, ao mesmo tempo não negando nossas emoções e nem tampouco expressando-as inconscientemente.
. Auto-aceitação, quando reconhecemos que todas as nossa ações passadas tiveram apenas um mesmo objetivo: aprendizado, amadurecimento e transformação Para nos guiar até o momento presente, o único momento onde existe a possibilidade de liberdade.

3. Yoga sadhana - A prática de Yoga (Yoga Sadhana) é um veículo que facilita nossa caminho de Yoga (Yoga Marga) para que realizemos a visão do Yoga (Yoga Darshana). Em todos os textos sagrados do Yoga, a visão, o caminho e a prática são apresentados como um conjunto. Cada linhagem e tradição de Yoga tem seus próprios veículos e ferramentas.
No caso da tradição do Hatha Yoga, as posturas são apenas uma parte de um conjunto maior que inclui todos os oito passos do Asthanga Yoga:
. Yamas e Niyamas: valores fundamentais que sustentam a prática.
. Asana: habilidade de nos mantermos nas posturas de Yoga e na vida diária de forma estável e confortável. Esse estado gradualmente se torna natural e sem esforço.
. Pranayama: habilidade de expandir e canalizar nossa energia através da práticas de respiração e mudras, libertando nossa energia vital. Pratyahara: internalização dos sentidos para nos enfocarmos na vida espiritual.
. Dharana: habilidade de nos mantermos plenamente focalizados na prática formal e na vida diária.
. Dhyana: habilidade de nos mantermos em um estado de meditação, no qual o corpo, a respiração, a mente e o espírito se alinham com o Ser Real.

4. Yoga Sadhya - O quarto pilar engloba o último anga de Patanjali, Samadhi, que consiste em uma experiência de liberdade em todos os níveis do Ser, onde vivenciamos nossa própria natureza infinita, repleta de energia, paz e amor.

Resumindo, como se escreve a palavra Yoga na sua prática? Se todas as letras estão presentes, você poderia expressá-la em uma só palavra:

OM

por Joseph Le Page

Este texto foi escrito pelo professor Joseph La Page, um doce coração iluminado que sempre convida a todos, o conhecimento e a busca pelo YOGA, utilizando-se de uma linguagem simples e natural,a quem faz da paz de espirito sua verdadeira morada.
OM SHANTI OM.
Jane.
Poema Se (Professor Hermógenes - Hatha Yoga)
Se, ao final desta existência,
Alguma ansiedade me restar
E conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito
No conflito, na discórdia...

Se ainda ocultar verdades
Para ocultar-me,
Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...

Se restar abatimento e revolta
Pelo que não consegui
Possuir, fazer, dizer e mesmo ser...

Se eu retiver um pouco mais
Do pouco que é necessário
E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...
Se algum ressentimento,

Algum ferimento
Impedir-me do imenso alívio
Que é o irrestritamente perdoar,

E, mais ainda,
Se ainda não souber sinceramente orar
Por quem me agrediu e injustiçou...

Se continuar a mediocremente
Denunciar o cisco no olho do outro
Sem conseguir vencer a treva e a trave
Em meu próprio...

Se seguir protestando
Reclamando, contestando,
Exigindo que o mundo mude
Sem qualquer esforço para mudar eu...

Se, indigente da incondicional alegria interior,
Em queixas, ais e lamúrias,
Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
Para a minha ainda imperiosa angústia...

Se, ainda incapaz
para a beatitude das almas santas,
precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...

Se insistir ainda que o mundo silencie
Para que possa embeber-me de silêncio,
Sem saber realizá-lo em mim...

Se minha fortaleza e segurança
São ainda construídas com os materiais
Grosseiros e frágeis
Que o mundo empresta,
E eu neles ainda acredito...

Se, imprudente e cegamente,
Continuar desejando
Adquirir,
Multiplicar,
E reter
Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
Na ânsia de ser feliz...


Se, ainda presa do grande embuste,

Insistir e persistir iludido
Com a importância que me dou...

Se, ao fim de meus dias,
Continuar
Sem escutar, sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, que,
Dentro de mim,
Eu Sou,
Terei me perdido na multidão abortada
Dos perdulários dos divinos talentos,
Os talentos que a Vida
A todos confia,
E serei um fraco a mais,
Um traidor da própria vida,
Da Vida que investe em mim,
Que de mim espera
E que se vê frustrada
Diante de meu fim.

Se tudo isto acontecer
Terei parasitado a Vida
E inutilmente ocupado
O tempo
E o espaço
De Deus.
Terei meramente sido vencido
Pelo fim,
Sem ter atingido a Meta.

(Professor Hermógenes - http://www.profhermogenes.com.br )