yogaterapia com amor.

domingo, 10 de abril de 2011


UMA PAUSA POR FAVOR!!!
É, tempos modernos esses!
Nunca ouvimos tanto o que devemos ou não fazer para tentar descomplicar a vida e assim nos livrar dos "males modernos", quando eu era uma simples criança acreditava que estaríamos sinceramente bem mais adiantados... Não amigos, vocês dirão, mas como? Pois estamos na era da "Internet", gps, celulares e etc e tal...
Porém nunca estivemos tão desconectados, principalmente com nossas emoções.
Sei, tudo isso é muito bom, principalmente se for bem utilizado, claro que sim, vai da índole de cada pessoa saber ou não utilizar os recursos tecnológicos .
Mas atualmente temos nos deparado com doenças modernas, e ouço dizer que todas elas iniciam-se através do não reconhecimento do processo emocional como um primeiro fator a ser observado.
E eis que encontramos um super vilão chamado "Cortisol", não é a toa que ele é chamado hormônio do stress.
E onde exatamente minhas "emoções" e o "cortisol" se tornam tão importantes nesse caso?
Bem, desde sempre o homem possuem dois fatores ou "gatilhos", que foram muito importante na sua "evolução"no mundo e na conquista do seu "espaço". Um é o fator "luta" e o outro é "fuga", luta e fuga são na verdade respostas ao condicionamento de sobrevivência Humanos desde de os primórdios, ainda continuam conosco e hoje em dia mascarados pelos estresses da vida moderna.
O homem ainda continua a fugir ou lutar em suas emoções, e se antes ele fugia de predadores tais como animais ferozes ou intemperes do tempo, assim ele ainda o faz.
Nos tempos modernos existem os fatores do cotidiano, tais como contas a pagar, desempregos, trânsito, perdas físicas ou emocionais e etc...
São novos desafios, com novos nomes mas ainda trazem os mesmos sentidos.
E onde entra a YOGA em tudo isso?
O próprio mecanismo do cortisol é necessário algumas vezes, pois graças a ele é nos mantemos alertas ao "perigo", a grande questão é que as vezes o corpo começa a "viciar", nessa constante reação não relaxando como deveria.
A essa reação o nível de adrenalina dispara, a pressão sobe, o coração bate desesperado, você transpira muito e a respiração fica curta e rápida. Outra coisa que acontece é que seu sistema simpático( que é quem controla essa reação) simplesmente desvia energia do sistemas digestivo, reprodutor e imunológico reduzindo ao mínimo suas funções apenas para uma mera manutenção, sacou porque muitas vezes uma pessoa estressada tem dificuldades até para emagrecer?
Quando um aluno vem a primeira vez na aula sinto que ele se enche de expectativas muitas vezes vendo a yoga como mais uma "muleta", tal qual os medicamentos que usa para seus "problemas", mas a yoga está longe disso, e muitas vezes o contrário do que se espera, ela acaba trazendo emoções depositadas (amas) a tona, o trabalho da yoga é reconhecer que emoções são essas e através desse reconhecimento trabalhá-las, sempre como um observador.
Para que isso possa acontecer a "pausa" é imprescindível nesse caso, pois é através dos momentos de "parada" que já se inicia em uma respiração mais profunda que seu corpo começa a relaxar. Hormônios como a "endorfina" são liberados a partir de uma simples pausa e relaxamento.
Efeitos principais das endorfinas: Nessa continuidade as funções "luta e fuga", dão lugar ao auto estudo e auto análise do ponto de vista da "mente de discernimento", os kleshas que são as obstruções da mente com seus "anti mantras" diários tais como:
Não quero, não posso, não tenho tempo, não tenho dinheiro, dão lugares as vibrações e emoções positivas, para que isso aconteça basta um primeiro passo, ou seja, uma pequena pausa.
Já dizia Chico Xavier que para se conseguir algo é necessário apenas três coisas:
A primeira é disciplina, a segunda é disciplina, a terceira é disciplina, e eu atesto que para conseguirmos qualquer sucesso em alguma coisa, ela é realmente o fator mais importante...
Nós geralmente engrandecemos os grandes nomes do passado que trouxeram até nós as mais valorosas descobertas, mas não esqueçamos que qualquer um deles usou ferramentas potentes para que elas fossem descobertas e a primeira delas foi com certeza a ciência da observação seguidas do experimento e até da conexão com o "objeto" de estudo.
Será que depois de tanto tempo, sendo o homem como o "ser racional"que diz ser não tão mais primitivo, chega ao momento de realizar sua descoberta mais importante de nossa era, ou seja descobrir a si mesmo, seu reconhecimento, seu lugar no universo. Não seria esse "karma" moderno que vem em forma de doenças do stress o "gatilho" que falta para esse salto?
Bem, é apenas um mero ponto de vista.

... Quem sabe uma pequena pausa para o chá agora?
"NAMASTÊ".