yogaterapia com amor.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A ENTREGA...


A tristeza é minha irmã de jornada assim como a alegria...
Impulsiona-me á crescer, á revisar, de vez em quando dar aquele passinho atrás, tão necessário á qualquer aprendiz...
A tristeza é parte de nossa estrutura emocional, mas não a sua totalidade, é parte de você, e não "todo você".
Todo o aprendiz do yoga compreende que nasceu para ser bem aventurado. E isso inicia lá na barriguinha da sua mãe, lá, onde você recebe tudo o que necessita do Divino, tudo lhe é doado na medida certa para o seu desenvolvimento.
O que acontece connosco é que nossas necessidades vão tomando proporções enormes...
Aquele carro necessário as minhas idas e vindas já não me serve mais, quero o mais caro! E em nome disso muitas dividas para ocupar minha cabeça de "coisas".
As vezes ocupando nossa cabeça de coisas esquecemos daqueles que estão ao nosso lado, que vendo muitas vezes nossas buscas tão vãs, tentam nos avisar. O que fazemos? Os deixamos de fora.
Vivemos em uma época em que talvez o nosso maior desafio seja o resgate de coisas simples como o simples olho no olho, uma boa conversa, o cuidado com a natureza de fora e de dentro.
A observação dos ciclos naturais da vida, a aceitação das estações, sejam de que tipo forem, a confiança de que tudo que necessitarmos nos será doado, assim como sempre aconteceu...
"Nunca foi diferente!"
Tua natureza é de bem aventurança (ANANDA) , para isso convide-se á realizar essas simples palavras do Professor Hermógenes dentro de sí:

- Sente na postura de sukhasana ou qualquer outra postura meditativa, como se você estivesse doando flores ao mundo repita: "Eu entrego".
-Agora entrelace suas mãos á frente do peito ( yoga mudrá) e repita: "Eu confio".
- Retorne o a doação que você fez da primeira vez á você mesmo e repita: "Eu aceito".
- Posicione suas duas mãos como se guardasse um tesouro dentro (samputa mudrá) repita: "EU AGRADEÇO".

Nesse simples ato de entrega, confiança e agradecimento evidenciamos um dos Nyamas (códigos espirituais do Yoga), que tão profundamente e ao mesmo tempo com uma natureza tão simples, o professor Hermógenes nos apresentou..."ISHVARA PRANIDAMA".
Ishvara Pranidama ( entrega ao Senhor) nos convida a observância de que nossa vida é ligada ao DIVINO e de que fazendo parte "DELE", todas as nossas questões sejam de que tipo forem virão a tona. E que muitas delas, apenas são compreendidas através da "entrega á ELE".
"Namastê"
Jane Hefler.
Adorei essa entrevista com SWAMIJI DAYANANDA para o Vidya Mandir á respeito da tristeza, em seu ponto de vista ele nos convida a apreciarmos como parte integrante de nosso aprendizado, sem porém, nos determos á ela.
"namastê"

Satsanga com Swami Dayananda Saraswati
Pergunta: Swamiji, qual é a natureza da tristeza? Uma pessoa sábia sente tristeza?
Swamiji - A tristeza é algo que acontece quando você é colocado numa situação onde alguma dor está envolvida. A tristeza vem e vai pois as situações, acompanhadas por alegria e tristeza, SUKHA/ DUHKHA, vêm e vão. SUKHA-DUHKHA são parte do todo. Embora possam surgir a qualquer hora, não afetam a pessoa que tem esse conhecimento. SUKHA, naturalmente , é nós mesmos e DUHKHA pode vir, mas não tem domínio sobre a pessoa, porque não mais existe uma confusão. O pensamento apenas ocorre. A pessoa não tem nenhum controle sobre os pensamentos que surgem, nem há qualquer necessidade de controlá-los.
A pessoa que compreende o que é real, simplesmente permite que os pensamentos ocorram. Pensamentos vêm e vão automaticamente. Nenhuma ação é necessária de nossa parte. Os sentimentos manifestam-se como pensamentos e esta é a única realidade que têm. Fome e sede também pertencem à mesma ordem de realidade da mente - uma realidade empírica. Uma pessoa sábia também experiencia fome e sede, assim como emoções, mas ela sabe que porque elas têm apenas uma realidade empírica, não afetam sua plenitude. Tal pessoa sabe: "Tudo isto sou eu, mas eu sou mais do que tudo isto". Tudo o que acontece, acontece. Esta é a visão. Desse modo, de que maneira a mente é, de alguma forma, diferente do corpo físico? Assim como o corpo tem de ser banhado e alimentado todos os dias, passar por dores, doenças e tudo mais a que está sujeito, assim também a mente. A mente pode ter seus pensamentos, mas eles são, todos, anulados para uma pessoa que tem a visão total.
Quando os pensamentos vêm, não há nada para segurá-los. De qualquer modo, nenhum pensamento permanece por muito tempo. Um pensamento é momentâneo: ele vem e vai. Mas pode haver uma consistência no pensamento desde que, naturalmente, nós o sustentemos. Conhecendo a natureza do que é real, o sábio não sustenta pensamentos de tristeza.