yogaterapia com amor.

quarta-feira, 25 de março de 2009

SOBRE OS CINCO KOSHAS

UMA BREVE JORNADA ATRAVÉS DO YOGA e os cinco elementos .

O QUE É O YOGA? YOGA SIGNIFICA UNIÃO. Mas como podemos viver essa união no nosso mundo tão competitivo como é?
É então ai que começa nossa jornada...indo em busca de uma conexão maior que na verdade já existe.
Isso não significa que tenhamos que fechar os nossos olhos para as coisas do mundo, ao, contrário do que se pensa, se tornou um grande desafio no mundo de hoje manter a harmonia interna.
E nossa busca começa com essa percepção sutil dos cinco elementos. Pois os mesmos não formam apenas o Universo físico, mas, também o universo energético:
TERRA; na parte física ela é responsável pela formação dos ossos e coluna vertebral, assim, como o sistema excretor.
Na parte energética ela está relacionada com a atitude da mãe terra, com suas qualidades e defeitos: generosidade, doçura, gestação, as coisas que se desenvolvem no tempo certo, assim como as estações., progresso, em todos os sentidos, evolução, também porem: rancor, ciúmes,explosões fora de hora ( a gota de água que faltava).
ÁGUA: Na parte física ela é responsável ao que se sabe por mais ou menos 75% do nosso corpo. E também por nosso sistema sanguíneo e muscular, assim, como as articulações.
Na parte energética, ela esta relacionada com as atitudes da água, pois ela trabalha com a terra tornando-a fértil, permitindo com que a semente brote. Do ponto de vista físico está relacionado ao sistema excretor também, já que a água permite que a terra amoleça. No sistema energético a água esta relacionada aos aspectos multifacetados da água. Permeabilidade, fluidez, caminhos alternativos, mudanças, flexibilidade em todos os sentidos...porém... flexibilidade demais também faz mal , pois há momentos em que devemos nos manter firme, sem baixarmos a cabeça. Por isso a importância desse reconhecimento e a busca pelo equilíbrio é importante ao longo da jornada.
A água também compartilha com o elemento fogo um outro aspecto que é o setor digestivo, ou fogo digestor que auxilia direto na digestão física e energética.
FOGO: No sistema físico ele responde pelo sistema digestor, onde trabalha com a água. No setor energético trabalha junto com o ar metabolizando o nível de energia que é expressa através do ser, e aí, entra um outro contexto. Se o nível de prana não estiver adequado, e...sabendo-se que ele é entra e sai de acordo com a sua capacidade respiratória, automaticamente que o fogo, seja ele a nível físico ou energético também irá se desestabilizar. Por isso a importância de se ter uma respiração adequada, harmonizada e completa.
AR: Os sistemas físicos e energéticos do ar trabalham de uma forma única, se no aspecto físico ele trabalha todos os níveis de respiração, no aspecto energético trabalha diretamente como veículo sagrado do PRANA.
PRANA: A energia do universo que se encontra em todas as entidades vivas, e, isso inclui nossas células...
ESPAÇO: Esse é o elemento chave da ação e reação direta. E ele sintetiza toda a busca de equilíbrio através da exploração dos cinco elementos e o como você se vê diante de você mesmo, diante do DIVINO, diante do todo. Afinal todos e tudo necessitamos de espaço para um desenvolvimento adequado.
“namastê” JANE HEFLER