yogaterapia com amor.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ACEITAR...
Que a verdade me liberta, que o aprendizado me ensina, e que quando a tristeza insiste em me visitar, a recebo como um bom anfitrião e depois despeço-me como tal. Aceitar que ela deixa a passagem pronta para a luz e alegria que é perene e jamais esteve distante de mim...



3 comentários:

  1. Seria tão bom que todos aceitassem! Mas para aceitar é preciso deixar os desejos, é preciso deixar a mente de lado. A mente também é desejo. Quando as pessoas desejam alguma coisa, a alegria delas depende disso. Se seus desejos não forem alcançado, elas logo se sentem angustiadas. Mas quando conseguem ficam felizes, mas só que essa felicidade tem a duração de uma bolha de sabão. Sempre que o seu desejo é realizado, ele o é apenas por um efêmero momento em que se sente prazer. Quando o desejado é alcançado, então a mente começa a desejar mais, começa a desejar outras coisas. A mente existe no ato de desejar e portanto, a mente nunca pode deixar as pessoas sem desejos. Se alguém não estiver a desejar nada, a mente morre imediatamente. Esse é todo o segredo da aceitação.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  2. "Namastê" Edson
    Imagine que suas emoções são parte de você, mas não todo você. Fazem parte de tua história de vida e te convidam a ir em busca da tua essência primordial. Dentro do yoga estudamos que existe dois tipos de "mentes":
    manomayakosha: A mente do dia a dia que faz compras e se preocupa, a imagem é de um macaquinho agitado que não para.
    vjananamayakosha: A mente de sabedoria, que sempre nos convida a uma atitude de reflexão e internalização. Seu ponto chave é o observador interno, esse obesrvador interno ajuda a adestrar esse macaquinho agitado e nos ajuda a compreender nossas reais necessidades com relação a nossa vida.
    Através de vijananamaya as emoções encontram espaço e liberdade de expressão para que possamos compreender as tendências(padrões) ou sanskaras e traze-las a luz do nosso próprio entendimento, dessa forma permitimos nosso auto conhecimento.
    Santosha um dos Nyamas (códigos espirituais) significa...contentamento:
    E esse contentamento independe de desejo, forma e atitude, independe de estar com sol ou chuva. Existe contentamento apesar de tudo. É o reconhecimento de que você já é tudo aquilo que nescessita.
    Jane

    ResponderExcluir
  3. Fiquei mais afortunado com sua explicação. Namastê!

    Edson Carmo

    ResponderExcluir