yogaterapia com amor.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mudras,mensageiros do universo...







Mudras são gestos feitos pelas mãos e pelo corpo, que nos permitem entrar em sintonia com frequência energéticas específicas dentro do nosso ser. A raiz da palavra mudra deriva do sânscrito de duas palavras, mud quer dizer "encanto" ou "prazer". A segunda é dru, que significa "gerar".
Essa então é a tarefa dos mudras, trazerem a superfície o estado de felicidade existente dentro de nós.
Toda a expressão seja ela feita com a face ou com o restante do corpo é um mudra, se estudarmos profundamente cada um deles poderemos chegar em face a leitura emocional de alguém.
No contexto espiritual encontramos as raízes dos mudras relacionados as práticas xamânicas do mundo antigo. Muitas religiões apresentam os mudras de alguma forma, como vemos em estátuas ou pinturas de Buda ou Jesus e etc...
O que tornam os mudras tão especiais e tão ímpar no subcontinente Indiano, é o desenvolvimento e a precisão científica que tem sido elaborada e praticada
Os mudras vem sendo utilizados desde os primeiros registros de história que existem, nas cerimônias religiosas juntos com os mantras, usados pelos sacerdotes Brahmins, na dança clássica indiana chamada Bharata Natyam (teatro da India). Aliás a belíssima dança indiana é composta de todo um complexo movimento que requer anos de prática pois evoca e manifesta princípios psico cósmicos ajudando o bailarino a canalizar determinadas energias e trasmiti-las aos espectadores.









A Energia fonte...
Assume muitas facetas e encontram nos mudras formas de manifestação, como analogia, podemos tomar as ondas de rádio, ou seja todas as ondas se originam de uma mesma fonte, mas podem ser usadas para a comunicação com uma série de canais de informação diferentes, que podemos acessar ajustando a frequência ao qual sintonizamos essas ondas.
A medida em que os praticamos nossos corpos tornam-se um microcosmo daquele aspecto do universo que o mudra evoca. Dentro da simbologia se estabelece na linguagem tântrica, onde se busca toda uma linguagem secreta usada para descrever e instruir sobre as práticas de tantra. Um exemplo é o conceito de polaridade, porque as correntes tem polo negativo e positivo. Estes polos são descritos através das divindades Shiva e Shakti, shiva representa a consciência pura e Shakti a energia da natureza, quando as duas juntam-se cria-se uma dança ininterrupta da consciência e da natureza.
Á medida que a prática de mudras se desenvolve descobrimos todo um envolvimento da prática junto com o ásana ou pranayama, pois é uma ciência completa e assim em conjunto trabalha canalizando energias e ativando potenciais as vezes desconhecidos na pessoa.
Mudras são executados de inumeras formas, dentro da Hata yoga algumas posturas são reconhecidas como mudras, ex: Viparita Karani mudra, pois a própria postura evoca um estado energético especial.
Porém toda a postura de yoga torna-se um mudra quando a vivenciamos profundamente a sua capacidade energética. Mas os mudras com as mãos são inigualáveis pois abrangem um vasto espectro de energias permitindo-nos a integrá-las em nossas práticas e a conectar ao universo de manifestação através da meditação, quanto mais praticamos mais sutilmente sentimos essa integração.




Na imagem Morpheus, personagem de Matrix, demonstra um gesto específico que lembra a pratica de mudra como Haquini mudra por ex... Haquini evoca um estado de confiança completa.






Viparita karani é um exemplo de mudra feito com o corpo todo.



















Os mudras como agentes curativos...
É possível que o posicionamento de nossas mão e dedos tenham efeitos tão surpreendentes assim nos diversos níveis (corporal, mental e espiritual).
Parte dessa resposta encontramos através da AYURVEDA, ciência da vida, pois através da exploração dos cinco elementos (terra,agua,fogo ar e espaço), que são energias em dimensões físicas dos nossos corpos, podemos criar conexões através dos canais sutis do corpo na qual chamamos "Nadis", que tem pontos terminais nos dedos das mãos em particular as pontas dos dedos onde as linhas de energia terminam são pontos fortes de conexão com as propriedades de cada elemento.












Amo os mudras, como praticante e estudiosa digo que sempre existe muito a dizer sobre eles, no próximo retomarei o assunto falando de outras facetas dessa linguagem ao mesmo tempo tão Universal e tão única.
"NAMASTÊ"!!!
Jane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário