yogaterapia com amor.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Posturas para muladhara

A Mãe nos delega o direito natural de compartilhar esse local sagrado no universo, e, nos dá como presente esse chakra de quatro pétalas.
GAIA em sua essência é DEUS que respira, e conecta ao homem a noção de família e desenvolvimento, sobrevivência e produtividade.
Quando o ser humano está em equilíbrio, existe a paciência de entender que tudo demora um certo tempo para se desenvolver, cada semente posta na terra exige cuidados necessários e elementos certos para que ela cresça com segurança. Assim também somos, durante nove meses somos nutridos e preparados na forma de uma semente, para finalmente emergir para a vida e crescer com segurança.
Quando porem há desarmonia, com ela vem também a noção de medo e desconexão. Nesse ponto Deus passa de generoso á tenebroso, como era antigamente no antigo testamento.
A resposta do corpo no sentido luta/fuga se ativa, e o ser passa a estar sempre disposto a "brigar" contra as possíveis ameaças.
A mente passa aCriar com isso os "padrões" que chamamos dentro do yoga de sanskaras.

Um pouco mais sobre muladhara:
cor: vermelho brilhante
elemento: terra
sentido: olfato
aroma terapia: cedro, vetiver, sândalo
linha do yoga: hatha yoga
yantra: flor de lotus de quatro pétalas
pranayama: bhastrika
bhandas: mulabhanda e aswini mudra
imagens e sankalpas ( afirmações):
kundalini, família, confiança, raízes, lar, cuidado e amor incondicional pelo corpo físico, mãe Shakti, força vital...
Glândula endócrina: supra renais
sistemas físicos: rins, supra renais, coluna vertebral, pés, ossos, intestinos grossos
Indicações:
-pés, pernas, base da coluna, cólon, rins, sistema nervoso simpático, stress, obesidade, joelhos, anorexia, hemorróidas, constimpação, nervo ciático, fobias, e ansiedades principalmente relacionadas ao abandono e medo.
"namastê"
Jane.