Maria Amélia é minha amiga já de tempos, nos encontramos a primeira vez no primeiro curso de formação de yoga que fiz em 2007 no Centro de Yoga "MONTANHA ENCANTADA" que fica em Garopaba Santa Catarina-BR, é incrível como a profissão de professor de yoga pode unir seres que ás vezes moram tão distantes, o curso é rápido pois acontece em duas semanas cada módulo, mas os laços que ficam...Haaaaa! Estes são para sempre, mesmo distantes sem rirmos e chorarmos juntos, os laços da YOGA continuam em nós nos unindo eternamente...
Nesse e-mail Maria Amélia que atualmente mora na França nos descreve um pouco de sua indignação com relação á esse espetáculo ridículo que se desenrola a cada eleição, compartilho com vocês por que penso que todos trazemos esse nó na garganta, essa vontade de simplesmente "Parar com isso"!!!
Jane Hefler (professora de yoga do Espaço "Dança de Shiva").
"namastê".
Bonjour,
Um pouco de politica, será?
Estou de saco cheio da falta de consciência das pessoas de levar na brincadeira coisas sérias, como seu governante, por exemplo!
Um amigo escreveu isso:
"Tiririca é o mais votado do Brasil! Só palhaço vota em palhaço.
Mentalidade: quer fazer parte dos tolos ou ser líder dos tolos?
Muitos querem ser líder dos tolos. Nem percebem que só um tolo lidera tolos.
Muito kshanti para acomodar tudo isso."
"Brasil! Mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim!
Brasil, qual é o teu negócio, o nome do seu sócio, confie em mim"!- Sábio Cazuza
kshanti é paciência
Outra amiga complementou:
Estou meio decepcionada como e com o ser humano!
Os franceses estão passando e amargando uma crise braba!
Com a abertura da economia ao Mercado Europeu e com a crise no ano de 2008, eles foram atingidos direto no seu savoir vivre (saber viver). O glamour dos anos 90 esta longe dos dias de hoje. Pessoas que tinham uma condição de vida muito boa, boa mesmo, alto padrão, hoje estão desempregados, vivendo do aluguel de apartamento, sonegando imposto, pensando em morar no Brésil. Isso mesmo ... Pois o Brésil esta em alta na França! (vide a foto em anexo)
O Brésil, não necessariamente os brasileiros ... rsrsrs
Essa semana de turista, com os meus novos hospedes, mostrou-me muito da decadência francesa, ou do ser humano, não sei ao certo ...
Em Paris, muitas pessoas mendigando, usando de estratégias para conseguir uma vantagem, passando nos metros sem pagar. Quando tu valida o ticket ou passe do metro, a porta abre e tu passas pela catraca. Eles aproveitam a oportunidade, quando a porta esta fechando, para pular, como fizeram com a Cintia; ou passar junto, como fizeram comigo, e eu achei um absurdo! Um senhor, de quase 50 anos, quando eu estava saindo da catraca colou atrás de mim e passou junto. Eu nem tinha percebido! E ele ainda agradeceu!
Agradecer o que meu amigo??? Tu não pedisse para passar comigo, eu não te dei essa liberdade, agradecer o que??? A tua cara de pau, a tua falta de educação ou desespero por não ter como pagar um transporte publico.
O teu governo, independente de ser francês ou não, por te colocar nessa condição medíocre? Merci, o caramba!!!
Confesso que vejo uma decadência humana tão grande, que so vivendo o dia a dia é possível perceber com mais clareza!
Os monumentos são lindos, os museus maravilhosos, a cidade é linda! O povo é mau humorado e com razão.
Pois como me dizeram essa semana, uma brasileira que mora há mais de 20 anos aqui; Ela é casada com o segundo francês e estão desempregados os dois, fruto da crise. Ela disse que Paris é uma cidade onde as pessoas moram e trabalham, ai vem aquele turista que anda devagar e olhando para o alto (porque a cidade é linda), te para e nem tem a sensibilidade de ver que tu estas correndo para o trabalho ou fazer outra coisa. Ou então vem aos bandos, como os japoneses, que ate a mim irritaram, porque eles furam fila, andam em bloco com suas maquinas que dispara fotos a cada segundo e não se importam se estão cruzando ou impedindo o teu caminho ... é simplesmente irritante. No Louvre, quando entramos no banheiro, foi uma verdadeira lição de kshanti, gente ... sinceramente eu não sei se o ser humano tem salvação ... sinceramente ... nem Jesus salva!
E estávamos todos, de todos as raças, em um museu, altamente cultural ... até comentei, vamos entrar logo no museu, antes que eu perca a paciência!
Para ajudar, com a abertura das fronteiras, a França, e principalmente Paris, acaba recebendo muitos imigrantes do Leste Europeu, em crise há muito tempo, da África e, agora em grande massa, da Ásia. E o que tu vez é uma marginalidade, pois moram nas periferias, mas ficam onde as coisas acontecem ... nos lugares turísticos e publicos.
Minhas visitas estavam viajando há 7 meses pela Asia, estiveram na Índia, Indonésia, Tailândia, depois o circuito europeu ... interior da Inglaterra, Londres, Paris, Lisboa, Londres novamente e retorno para o Brésil. Eles falaram que na Indonésia é simplesmente estressante para qualquer turista. Pois é um povo que foi explorado a vida inteira, e a única forma que eles vêem de ganhar alguma coisa é explorando também. Tu pagas para tirar o visto no aeroporto em torno de 30 dólares, e paga para sair do aeroporto ... paga para pegar o táxi e paga uma taxa para o motorista, pois tem de pagar alguém que explora ele cobrando uma taxa a cada corrida. Paga para ir nos lugares turísticos, mas não te avisam que mais na frente tu vais precisar de algo e pagar para isso. A mentalidade é, eu fui explorado a vida inteira, esta na hora de explorar quem tem melhores condições do que eu!
E essa exploração do ocidente é nítida quando vamos a museus, monumentos ou palácios da Europa!
Os caras pegaram, para ser un peu polie, (roubaram) coisas de outras civilizações e tratam como patrimônio próprio. No Brasil mesmo, muita coisa foi retirada e exaurida pelos colonizadores.
Estamos vivendo em um mundo globalizado mas a economia não é globalizada e, principalmente a educação, não é globalizada. Foi o que falei em um debate, nas ultimas aulas do curso de francês. Algumas pessoas gostaram e outras ficaram surpresas, como a africana que estava fazendo o debate. O debate era: se você tivesse condição de mudar algo no mundo, o que você mudaria:
Eu disse que para mim toda questão passa por uma única, educação!
Quando um povo tem educação, e não politesse, ele tem consciência das coisas.
E a questão politica é responsabilidade de duas partes; do povo que elege seu governante, e com educação e consciência sabera escolher melhor; e dos políticos, que deveriam de ter a educação de respeitar quem os elege, e fazer o que pregaram. Esse tipo de responsabilidade é para se partager, dividir, partilhar ... é fácil culpar os políticos, mas eles não se elegem sozinhos ... a responsabilidade também é de quem da o aval para ele fazer isso!
Desculpem-me, mas hoje estou de saco cheio ... deve ser a TPM!!!
"Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: No trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que para alcançar um objetivo é necessário passar por pequenos obstáculos que devem ser analisados cuidadosamente para passar ao próximo obstáculo até alcançar o objetivo final." Wikipédia
Gostaria de saber qual é o meu objetivo final, afinal ... e qual o objetivo final do ser humano?Uma espécie em extinção ou em evolução???
Bisous
Amélia
--
“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será a tua vontade.
O que for a tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino.”
( Brihadáranyaka Upanishad, IV:4,5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário