yogaterapia com amor.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mais receitinhas...

Lassi Indiano

Bata no Liquidificador:
Iogurte natural ou light (1 pote)
A mesma porça de suco de fruta a gosto ou a fruta em si (já experimentei com Damascos, Manga e natural (sem suco de frutas, só o gosto da água de rosas e iogurte)
cardamomo
mel/açucar à gosto
4 cubos de gelo (se quiser, é melhor
1 colher de chá de água de rosas ou de água de flores, ou água de flor de laranjeira.
(obs. - essa água é facilmente encontrada em garrafas no setor de alimentos árabes/orientais - em supermercados).

Gulab Jamun (Docinhos mergulhados na calda de água-de-rosas)
Ingredientes
200 gramas de leite em pó integral
50 gramas de farinha branca
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
25 gramas de manteiga
1/2 colher de chá de cardamomo
leite fresco
750 gramas de açúcar e a mesma medida de água.
1 colher de sopa de água-de-rosas ou algumas gotas de essência de rosas
Óleo para fritura
2 panelas - uma para fritar (óleo) e outra para a calda de açucar.
Modo de preparo
O site tem a receita de forma mais "direta", eu coloquei observações após errar algumas vezes (a primeira vez eu queimei as bolinhas pois elas ficaram em contato com o fundo da panela, tinha pouco óleo!)
Numa panela, faça uma calda fervendo 750 ml de água com açúcar. Depois de ferver por 3 minutos e retire do fogo.
Em panela separada, misture o leite em pó, a manteiga, o bicarbonato de sódio e o cardamomo. Misture bem a massa, e vá acrescentando o leite até que dê para formar bolinhas. Não coloque muito leite, pois pode ficar muito grudenta. (exagerou no leite, adicione mais farinha/ ou se estiver muito seco, coloque um pouquinho a mais de leite). Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro/negrinho pequeno (não a versão gigante) elas irão crescer tanto quando fritas como quando embebidas na calda. As bolinhas devem ficar lisas e homogêneas. Se a massa estiver dura demais, junte-a com leite. Se voce assistir o vídeo com a indiana fazendo, ela coloca leite líquido demais, na minha opinião, e portanto perde muita massa que fica na mão ou no recipiente que fez a mistura. O ponto melhor é deixar o suficiente "lisa", homogênea e macia, para que possa fazer as bolinhas.
Numa frigideira, coloque óleo o suficiente para que as bolinhas possam boiar. Sim, é bastante óleo mesmo. As bolinhas não podem fritar em contato com a panela, só no óleo. Os indianos chamam isto de "deep frying" (algo como fritar profundamente). Inicie com fogo alto, coloque uma bolinha minúscula (do tamanho de um grão de arroz) no óleo. Quando ela subir imediatamente, o óleo tá no ponto. Baixe o fogo para médio e vá fritanto todas as bolinhas que couber na panela. Baixe mais ainda o fogo se necessário. As bolinhas fritam durante 5-7 minutos até ficarem laranjas (veja o site indiano que coloquei abaixo). O cheiro depois de frita é de leite! Frite as bolinhas, e mexa-as continuamente, impedindo que grudem no fundo da panela, até que elas comecem a flutuar na superfície e fiquem com uma cor dourada escura.
Escorra para toalhas de papel, para diminuir a gordura (opcional)
Aqueça novamente a calda de açúcar por 2 a 3 minutos e retire do fogo. Coloque a água de rosas agora, para não perder o aroma, e misture. Mergulhe as bolinhas fritas na calda. Mantenha-as na calda por 2 horas (ou muito mais; se possível, até 2 dias) antes de servir. Tape BEM o recipiente, pois qualquer cheiro que tenha na geladeira irá deixar um rastro na calda. Sirva gelado mesmo ou aquecido no microondas. Elas de um dia para o outro é que ficam com o melhor sabor. Eu as vezes acrescento mais água de rosas ao servir para ressaltar o aroma das rosas.
Fontes:
http://www.indiamarks.com/guide/Gulab-Jamun-The-most-Popular-Sweet-in-India/183
http://www.geocities.com/luizsegamarchi/receitas.html#_Gulab_Jamun (e outras receitas!)
Escrito por Agustinho Serrano para Dança de Shiva.
Hari

Nenhum comentário:

Postar um comentário